Josh Rouse - The Best of The Rykodisc Years ****

Quando Josh Rouse lançou o seu primeiro disco (Dressed Up Like Nebraska), em 1998, a Rolling Stone apresentou-o aos seus leitores como o cruzamento entre Tom Petty e Morrissey. Não está mal visto, até porque, embora se considere especialmente fascinado pelos seus ídolos britânicos de juventude (os Smiths, os Cure…), e isso nota-se bem em muitas das suas canções, Josh Rouse não deixa de assumir um cunho claramente americano em tudo o que faz. São, de resto, conhecidas as boas relações que mantém com Kurt Wagner (Lambchop), um dos gurus do country alternativo, com quem chegou a gravar um EP (uma das canções, “65”, está neste disco).
Este duplo CD é a sua primeira antologia e cobre os oito anos em que gravou para a Rykodisc. Depois, Rouse divorciou-me, mudou de editora e fixou residência aqui ao lado, em Espanha. Os temas desses seis discos foram escolhidos pelo próprio, assim como os extras que constam do segundo CD – basicamente, as canções de um EP chamado Bedroom Classics (2001), mais umas tantas demos e outtakes. Digamos que Rouse arruma relativamente bem nestes dois CD uma boa parte da sua vida. O destaque vai, é claro, para Nashville (2004), geralmente considerado o seu melhor disco.
A música, para quem não conhece, enquadra-se naquilo a que algumas pessoas chamam de pop-rock adulto. Ou seja, canções bem escritas, bem produzidas, bem interpretadas. Canções de amor, de encontros e desencontros. Tudo muito certinho, nada de grandes emoções. Pena que esse registo se mantenha no disco de extras, onde se esperaria algum experimentalismo, ou alguma aventura por territórios menos óbvios, fosse em canções próprias ou em versões.

Sem comentários: