Wilco - Ashes Of American Flags ****/***

Reduzir a música dos Wilco a um mero country alternativo é, perdoe-se a redundância, redutor. E este DVD é a mais perfeita demonstração disso mesmo.
É claro que a base country é audível em todas as canções. Mas digamos que funciona mais como ponto de partida do que um meio de expressão. A música dos Wilco explode em várias direcções e coloca-as, por vezes, num patamar de experimentalismo que deixa muito para trás as raízes.
O DVD retrata uma digressão pela América, capturada em quatro auditórios e ocasiões bem diversas (Tulsa, Nova Orleães, Nashville e Washington), em que os momentos, digamos, mais bem comportados, alternam com autênticas explosões sónicas, das quais as trovoadas musicais que irrompem em “Via Chicago” são apenas o exemplo mais demonstrativo.
A serenidade de uma banda madura é, porém, a marca dominante deste conjunto de actuações, em que podemos ouvir algumas das melhores canções dos Wilco.
Os segmentos musicais são intercalados por registos de bastidores, que tanto mostram o dia-a-dia de uma banda em digressão, como conversas sobre música, como retratos da América. Há, por exemplo, os pormenores das polaroids de um dos membros da banda: retratos de uma América que desaparece através de uma tecnologia que desaparece. São imagens que, no fundo, justificam o título nostálgico do DVD – cinzas de bandeiras americanas.
Uma das cenas de bastidores mais deliciosa é a que se relaciona com o estado físico da banda. Andar na estrada, é sabido, não faz bem à saúde. O baterista queixa do pulso aberto, ao guitarrista doem-lhe as mães e a garganta de Jeff Tweedy é cuidadosamente examinada. Percebemos, depois em palco, porquê. Diz ele que, se aquele concerto fosse considerado um dos melhores do mundo (!), o prémio teria que lhes ser retirado – ele próprio estava ali a cantar carregado de esteróides para se aguentar.
No campo dos extras, além de meia dúzia de canções que sobraram do alinhamento, a possibilidade – que deveria existir em todos os DVD musicais – de descarregar da Net a banda sonora para ouvir em CD.

Sem comentários: