Phoebe Killdeer

Agora, andam a apresentar a rapariga como a nova PJ Harvey. O que, diga-se de passagem, até nem está mal visto. Até porque já cansava a anterior apresentação: ela era uma das vocalistas dos Nouvelle Vague.
Bom… para quem não conhece, a coisa passa, mais ou menos, por aí. Há a imensa criatividade dos Nouvelle Vague, moderada por uma toada mais rock, menos chic, a fazer lembrar a rebeldia de Polly Jean. Ah, a rebeldia, é verdade… Phoebe Killdeer gosta de dizer que foi expulsa da banda francesa por mau comportamento. O que, não sendo verdade, até está bem visto.
O primeiro disco a solo, Weather’s Coming…, revela não apenas uma intérprete ainda mais exuberante e mais segura do aquela que conhecíamos, mas ainda uma compositora mais que razoável. É ela que assina os 12 temas, entre uma certa amargura típica dos nossos tempos e o sentido de humor exigível à sobrevivência (“Paranoia” ou “Looking For a Man” são disso excelentes exemplos).
Phoebe faz-se acompanhar pelo trio The Short Straws, que com ela fez esta primeira gravação, o que deixa antever um bom espectáculo, eventualmente de sonoridades mais agrestes, menos expansivas, do que aquelas que encontramos no disco, tendo em conta o tom meticuloso da produção que alguns temas.
Não será por acaso que a imprensa britânica classifica os seus primeiros espectáculos como “viscerais” e chega a dizer que até Siouxsie ficaria impressionada com a sua presença em palco. Vamos ver se os lisboetas também se deixam impressionar.

Sem comentários: